quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Norueguês ouve a Rádio Cultura Ondas Tropicais a mais de 9 mil km de distância






Por Carlos Henrique Gondim

Na última sexta-feira (13), o Portal Cultura recebeu um e-mail de um habitante da Noruega, informando que, na noite anterior, havia ouvido a Rádio Cultura do Pará Ondas Tropicais (OT). Com a experiência de quem já ouviu entre 2.000 e 2.500 rádios de todas as partes do mundo, o norueguês Tore Vik se disse impressionado pelo fato de os sinais da Rádio Cultura OT terem atingido o sul da Noruega, a mais de 9.000 km de distância do Brasil.

Aos 71 anos de idade, o oficial aposentado Tore Vik é um DXista (ou dexista) – como são conhecidas as pessoas que têm como hobby ouvir transmissões de rádio oriundas de países distantes do local de recepção, utilizando um receptor de rádio tradicional. A sigla DX, do inglês, traduz-se como “distância X”, ou seja, uma distância desconhecida. Trata-se de um hobby que conquista cada vez menos adeptos, devido, entre outros motivos, à força das novas mídias, que permitem acessar, com maior facilidade e qualidade de som, a uma infinidade de rádios internacionais por meio da internet.

DXista há 57 anos, Tore Vik não fala nem escreve em português. Mas pediu para um que um grande amigo seu, chamado Rudolf Grimm, que mora em São Paulo, traduzisse a carta que enviou ao Portal Cultura. Nela, Tore Vik informa que, no dia 12 de novembro, recebeu os sinais da Rádio Cultura Ondas Tropicais, com um programa de bossa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário