terça-feira, 2 de março de 2010

As origens da rádio difusão na União Soviética


Rádio Moscou desde 1922, hoje Rádio Voz da Rússia


A seguinte mensagem foi transmitida em 30 de outubro de 1917 (12 de novembro no novo calendário ) através do serviço de telégrafo sem fio com a intenção de alcancar potenciais revolucionários na Europa, assim como os existentes na Rússia de então. Também, as mensagens revolucionárias soviéticas foram as primeira a serem gravadas na história da propaganda sem fio.

"O Congresso dos Sovietes Russos formou um novo Governo Soviético. O Governo de Kerensky foi banido e posto em prisão. O próprio Kerensky escapo. Todas as instituições oficiais estão nas mãos do Governo Soviético...".

Vladimir Lenin, o líder do Partido Comunista naquele período vislumbrou a transmissão de rádio como um método de controle das massas, um prático e mais efetivo meio de comunicação com as pessoas da Rússia, assim como de países estrangeiros. O significado do rádio foi ampliado pelo enorme tamanho da nova federação, pelas condições ruins das estradas, altos níveis de iletrados, e pela diversidade de nacionalidades no país. Por causa da extrema importância das comunicações de massa, as estações de rádio foram os primeiros alvos da revolução de 1917.

Em 1917 a voz no rádio ainda não estava disponível, logo as emissões de rádio tinham a limitação de não ter contato direto com o público. O esquema de comunicações naquele período funcionava como a seguir:

1 - a estação de rádio emitia sinais em código morse
2 - Então, uma estação de recepção recebia e registrava o sinal
3 - Finalmente, a estação de recepção distribuía a mensagem aos jornais, os quais a publicavam para leitura

Desde os primeiros dias da revolução, o governo soviético estava gastando grandes somas de dinheiro no desenvolvimento do rádio. Um número de laboratórios foram construídos para aprimorar as técnicas de transmissão e recepção, e em torno de 1920, um grupo de cientistas soviéticos conseguiram transferir voz humana através das ondas de rádio.

Em 1921, usando a nova tecnologia, uma potente estação de rádio foi montada para transmitir diariamente durante algumas poucas horas. O novo programa era chamado "O Jornal Falado da Agencia de Telégrafos Russa", e apresentava principalmente notícias e material de propaganda.

Devido ao fato dos receptores de rádio ainda serem muito caros e indisponíveis para uso particular, conjuntos de alto falantes foram instalados em lugares públicos de forma a tornar acessível o jornal falado a um número grande de pessoas. Lenin expressou sua visão a respeito destas transmissões de rádio com a seguinte declaração:

"Cada vila deveria ter um rádio! Todo escritório do governo, assim como cada clube ou fábrica deveria ter ciência de que em certa hora eles irão ouvir notícias políticas e os maiores eventos do dia. Desta forma nosso país irá liderar a vida da mais alta consciência política, constantemente sabendo das ações do governo e pontos de vista da população".

Conforme aumentou o uso do rádio, o governo fez o melhor para garantir a autoridade sobre o desenvolvimento do rádio no país. Em 1918 o controle dos recursos do rádio foi transferido para o Comissionario do Povo para Correios e Telégrafos. Como resultado de tal controle centralizado, a rádio difusão estava muito avançada na União Soviética no século dezenove. Como exemplo, em 1922 Moscou tinha a mais potente estação de rádio difusão do mundo a RV-1, e em 1925 a primeira estação de rádio de ondas curtas iniciou as operações na capital Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário