terça-feira, 2 de março de 2010

As origens da Rádio Difusão Internacional




Existem diversas fontes que descrevem de formas não conclusivas o início das transmissões internacionais. Algumas fontes sugerem que a Alemanha pode ter sido o primeiro país a usar transmissões de radio internacional nos idos de 1915, quando estabeleceu então um serviço regular de noticias que foi aceito e usado por múltiplos países neutros na região. Adicionalmente, pesquisadores também apontam o uso inicial de transmissões internacionais de rádio datas de 1917 em seu esforço para "explicar os fatos atrás da revolução" ao resto do mundo. Entretanto, em todas estas pesquisas, as emissões originais eram em Código Morse que eram compreendidos apenas por relativamente poucos.

Estes pesquisadores ressaltam que a visão de Vladimir Lenin que o rádio tinha o potencial para não apenas alcançar a audiência doméstica na Rússia, mas também para atingir vastas possibilidades internacionais e valor "revolucionário". Lenin alertou seu sucessor Joseph Stalin para ampliar a pesquisa sobre o rádio quando ele escreveu : "Eu penso que sob o ponto de vista da propaganda e agitação, especialmente para aqueles que são iletrados, que é absolutamente necessário para nós levar este plano adiante".

Os Russos foram os primeiros a estabelecer um sistema de rádio difusão internacional patrocinado pelo governo, de forma continua e extensiva, o qual se revelou de tal forma como um sistema de longo alcance onde foi desenvolvido como um meio de obter significativos ganhos políticos e econômicos.

Alguns historiadores apontam o ano de 1927 como o marco do nascimento da propaganda. A Grã Bretanha se uniu a Rússia e Alemanha, quando também descobriu o uso das ondas de rádio como "o perfeito meio de comunicação com suas colônias e possessões nos hemisférios ocidentais e orientais do mundo.

Nos anos que se seguiram, a Holanda também iniciou transmissões regulares em holandês para as Índias Orientais, enquanto a França iniciou emissões para suas colônias. Por volta de 1932, a BBC - British Broadcasting Corporation - e os serviços em holandês para as colônias se desenvolveram em organizações de rádio difusão internacional contemporâneos de grande porte.

Já nos Estados Unidos, foram as companhias comerciais que perseguiram o objetivo de ampliar o alcance das transmissões de rádio. A emissora KDKA de Pittsburgh, na Pensilvânia, foi a primeira estação de rádio a transmitir programas de entretenimento, a primeira a transmitir noticias ao público e a primeira a obter licença para tal.

As companhias americanas tais como a Westinghouse e General Eletric montaram estações de rádio primordialmente para promover seus produtos aos consumidores. Estas empresas foram logo seguidas por um grande número de estações de rádio difusão doméstica tais como a NBC - National Broadcasting Corporation - e CBS - Columbia Broadcast System - enquanto o o governo dos EUA se colocou à parte de qualquer envolvimento com a rádio difusão internacional.

O historiador Wood (1992) aponta uma dramática mudança na história da rádio difusão internacional que ocorreu em outubro de 1935. Edward R. Murrow, um jornalista e locutor de notícias da CBS, tentou cobrir um debate de dois segmentos entre a Grã Bretanha e Itália relativo a invasão da Etiópia por Benito Mussolini, uma região de investida de fortes interesses. Na primeira noite, a CBS transmitiu com sucesso a perspectiva Britânica através do Oceano Atlântico através dos transmissores em ondas curtas, durante as quais, propuseram sansões contra os italianos.

Entretanto, a noite seguinte justo quando a delegação italiana iria ao ar na América, Murrow foi informado que a comunicação de ondas curtas através de Londres, controlada então pelo British Post Office - Serviço de Correios Britânico - teve negada a permissão para a transmissão e desconectou o circuito. Isto levou a seguinte manchete, "51 nações votaram por sansões contra a Itália, os Italianos cortaram as transmissões dos Britânicos".

As transmissões de rádio difusão internacional se transformaram assim em armas de efeito considerável em influenciar as mentes dos ouvintes.

Quando Adolf Hitler se tornou Chanceler do Governo Nacional Socialista da Alemanha, ele abraçou o uso da rádio difusão como o instrumento chefe de propaganda política e reorganizou a estrutura de emissões até então domésticas para incluir emissões internacionais. Nos fins de 1935, a Alemanha havia transmitido programas regulares para a Ásia, África, América do Sul e América do Norte, em alemão, inglês, espanhol, português e holandês.

by Sarmento

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